As casas estão praticamente prontas, faltam apenas alguns detalhes como finalizar uma camada de pintura e instalar lâmpadas, torneiras, etc. “As ruas do Conjunto Habitacional já receberam pavimentação asfáltica e estão em execução construção de calçadas e paisagismo para finalizar os trabalhos”, disse o secretário de Obras, Gilmar Aurélio, o Gaspar.
São 22 unidades com dois quartos, sala, cozinha, banheiro e lavanderia, todas com aquecedor solar, o que representará uma significante economia de energia elétrica. “Os terrenos medem cerca de 180m² e 43,5m² de área construída, portanto, há possibilidades de ampliação”, explicou o engenheiro da Prefeitura, responsável pelo acompanhamento da obra, Eduardo Segobi Pegolo.
As famílias que serão contempladas já recebem auxílio da Prefeitura desde o início do programa de desfavelamento, em 2013, quando foram realocadas à imóveis alugados pela Administração, já que as novas casas foram construídas na área onde estavam instaladas as moradias irregulares.
Na parceria com a CDHU, do Governo do Estado, a Prefeitura doou o terreno para construção das casas e a Companhia custeou a obra, incluindo projeto arquitetônico.
Matarazzo
A Prefeitura também trabalha, atualmente, com o desfavelamento do Matarazzo, para, assim, eliminar todas as moradias irregulares existentes no município. No momento, segundo informações da Secretaria Municipal de Planejamento, está em tramitação a transferência de uma área da União, que somada à uma outra que passa por licenciamento ambiental próxima ao antigo prédio do IBC (Instituto Brasileiro de Café), receberá a proposta de construção de casas individuais, conforme ficou definido em reunião com os moradores.