Votuporanga – O Grupo ExPressão de Votuporanga e a Rio Preto Cia de Dança, de São José do Rio Preto apresentam neste dia 21 de abril as 20h no Centro de Convenções Jornalista Nelson Camargo, de Votuporanga com o projeto COMBINADO: “Protesto” + “Wohin?” de ambas companhias.
Ambas cias tem em comum o votuporanguense Maykol Cruz que coreografo de Protesto e professor de Dança Contemporânea da Rio Preto Cia de Dança.
Os ingressos custas R$20,00 e R$10,00 e podem ser adquiridos no local no dia do evento a partir das 14h.
PROTESTO
O espetáculo protesto vem com uma carga de inquietações do povo brasileiro que esta mobilizado com a crise, não se trata de um discurso favorecimento e nem um dez-favorecimento a a algum partido politico mas sim um desabafo de um povo que não aguenta mais.
O Grupo ExPressão surge em 2014 a partir de uma turma regular de alunos de dança contemporânea da escola de dança Almagemea da cidade de Votuporanga – SP.
Em maio de 2015 PROTESTO participa na Virada cultural paulista de 2015 em Votuporanga e do Mapa Cultural Paulista – Fase Municipal
Em julho de 2015 a Cia participa como convidada do Projeto POSTAIS, da Virtual Companhia de Dança de São José do Rio Preto e no SESC – Rio Preto dentro do projeto “BREU” e como espetáculo convidado do FIDESP – Fórum Internacional de Dança do Estado de São Paulo.
Com Direção e Coreografia de MAYKOL CRUZ o elenco é formado por Carolina Beneti, Beatriz Aureliano e Maykol Cruz
WOHIN?
“Wohin?”, que significa “Para onde?” em alemão, é uma reflexão sobre o comportamento humano, a construção da autoimagem e o conceito de alteridade, como condição do que é distinto, sobre se colocar no lugar do outro.
Para sua criação a coreógrafa mergulhou na obra “Sociedade do espetáculo” (1967) do filósofo francês Guy Debord, composta de mais de 200 teses que discorrem sobre as formas como a realidade se constitui como espetáculo usado para manter a ordem estabelecida ou alterar ela.
Na atualidade a imagem que passamos é, frequentemente, mais importante do que realmente somos, mais importante parecer do que ser.
“Wohin?”, obra prima da coreógrafa, trabalha o conceito de alteridade, é uma provocação, para si mesma como criadora, para os interpretes enquanto corpo que representa uma realidade que pode (ou nao?) ser a própria, e para a própria plateia no sentido de que, se tratamos a obra com um ser, o palco será um corpo e o publico através de suas percepções será a alma.
A construção dramatúrgica, cenográfica e espacial traz referencias de ciclo/percurso, impermanências, metamorfoses e degradação.
Você é seu corpo?
O que é seu corpo?
Qual o caminho e a destinação final?
Para onde vamos?
O espetáculo tem Direção Geral de CREUZA ARRUDA, Coreografia de ANDRESSA MIYAZATO, Produção e iluminação de MARCELO ZAMORA e os
Intérpretes CREUZA ARRUDA, DANILO DE MELO, DAVID BALTAZAR, FERNANDO DE SOUZA e ÉRICA REJANE
Fundado em 1987, o Balé de Rio Preto/ Rio Preto Cia de Dança é a mais antiga cia profissional de dança contemporânea do interior de SP. Tem direção geral de Creuza Arruda e desde 2013 trabalha de forma colaborativa com os intérpretes em suas montagens. Em seus 28 anos de existência ganhou diversos prêmios como o APCA de Qualidade Artística e Melhor Coreógrafo; inúmeros editais da Funarte e do Minc; participou como convidado de vários festivais de Dança e de Teatro no País e da América Latina (Peru, Argentina e Cuba), e se apresentou em quase todos os estados brasileiros. A Cia teve vários de seus projetos-espetáculos contemplados pelos ProAC (2008 / 2010 / 2011 /2012 / 2014 e 2015) e Klauss Vianna (2008 e 2011). Em 2015, através do PROAC e Programa de Qualificação em Dança do Estado de São Paulo dá vida ao seu mais novo espetáculo “Aos que aqui estão” circulando pelo interior do estado e retomou “Alma Aprisionada” que circulou em 2016 mais uma vez pelo PROAC .