Votuporanga – Secretaria de Saúde de Votuporanga (SP) confirmou nesta terça-feira (29) mais um caso de leishmaniose em humanos na cidade. Um idoso de 63 anos foi diagnosticado com a doença, estava internado na Santa Casa de Votuporanga e teve alta nesta segunda-feira (28).
Além desse caso, outros dois já foram registrados na cidade e um dos pacientes acabou morrendo. Um paciente de 40 anos morreu por causa da doença, e também tinha outras doenças. Ele morreu no dia 10 de março.
Um homem de 31 anos também já havia sido diagnosticado com a doença. Ele e o idoso de 63 anos estão sendo acompanhados pela equipe de Vigilância em Saúde. A Secretaria de Saúde informou que nesse ano, 746 amostras de sangue de cães foram coletadas para análise, e 90 delas apresentou resultado positivo para leishmaniose.
Segundo a prefeitura, a partir das notificações de suspeita da doença, as ações de bloqueio são iniciadas imediatamente pelo município no entorno da área, com o manejo ambiental, pulverização e coleta do sangue dos cães.
