Votuporanga – Na próxima quarta-feira (15/2), às 10h, na Concha Acústica “Prof. Geraldo Alves Machado”, a 18ª Delegacia do Serviço Militar de Votuporanga, que integra a 5ª Circunscrição do Serviço Militar, realizará a cerimônia de dispensa de incorporação para mais de 100 jovens. Antes de receberem o CDI – Certificado de Dispensa, todos terão de prestar o Juramento à Bandeira, durante ato que será conduzido pelo delegado da 18° DSM, 1º Tenente André Luis Ferreira da Silva.
O CDI é documento necessário para admissão em processos seletivos de empresas, como também para quem deseje prestar concursos públicos. A cerimônia cumpre protocolo militar e é aberta ao público, principalmente aos familiares dos jovens dispensados.
Os jovens, embora dispensados, devem ficar de sobreaviso, caso o Serviço Militar, possa vir a precisar de efetivo. Em casos de guerra ou grandes catástrofes, são esses reservistas que serão convocados para ajudar as Forças Armadas do Brasil. Em Votuporanga, dentre todos os alistados, foram selecionados 50 jovens para prestarem o serviço militar junto ao Tiro de Guerra.
Antes do cerimonial, os jovens recebem um rápido treinamento para o ato principal, que é o juramento à Bandeira Nacional, incorporada pela guarda de honra e introduzida ao som da marcha Lo Schiavo. Apenas dois pronunciamentos são feitos durante a cerimônia: a leitura de uma mensagem pelo delegado do Serviço Militar e o pronunciamento do prefeito ou seu representante. Posteriormente, os compromitentes prestam o juramento à bandeira, após o que acontece a entrega do CDI aos jovens pelos pais e padrinhos, enquanto os demais receberão o documento no fim da solenidade. |