Votuporanga – A Prefeitura de Votuporanga informa que a chuva da noite de sexta-feira (3) chegou a 50 milímetros, considerado o segundo dia do ano com maior volume, ficando atrás do dia 11 de janeiro quando a unidade de captação contabilizou 55 milímetros.
Segundo a Defesa Civil, órgão vinculado à Secretaria da Cidade, foram atendidas três ocorrências de destelhamento, porém, não houve necessidade de interdição de nenhum imóvel e ninguém se feriu durante as ocorrências.
Em um intervalo muito curto de tempo, ás águas danificaram ruas e sobrecarregaram galerias. Em resposta imediata à situação, o prefeito João Dado e equipe de governo, entre eles o secretário de Obras, Gilmar Aurélio – Gaspar, percorreram trechos mais comprometidos e iniciaram reparos de forma emergencial com maquinários da Prefeitura e Saev Ambiental para recuperação de galerias, calçadas e recolhimento de árvores que foram arrancadas pela tempestade. As equipes trabalharam durante todo o sábado (4/3), das 7h às 19h, na limpeza da Rua Padre Izidoro Cordeiro Paranhos. Os trabalhos continuam durante esta segunda-feira (6/3).
Obra anti-enchente
Já existe projeto para execução de uma obra na avenida José Silva Melo que resolverá de forma definitiva o problema de sobrecarga das galerias das ruas próximas à via, entre elas, a Padre Izidoro. A Prefeitura já fez a compra das galerias de concreto para instalação e o município aguarda a liberação de novos recursos pela Caixa Econômica Federal para executar o serviço. No total, a obra terá investimento de R$ 1,5 milhão.
O prefeito já solicitou informações, vídeos e fotos para pedir urgência na liberação desses recursos à Caixa, inclusive com a possibilidade de reuniões também junto ao Ministério da Integração solicitando apoio em caráter de urgência para que estes locais não sofram mais com as fortes chuvas.