Votuporanga – O vereador Rodrigo Beleza indicou à mesa diretora da Câmara municipal, para que seja oficiado o Poder Executivo sobre o anteprojeto de autoria dele que visa incentivar o cadastro de doadores de medula óssea no município.
O texto trata sobre a isenção de pagamento de taxa de inscrição em concursos públicos realizados pela Administração Direta e Indireta, aos candidatos que comprovarem serem doadores de medula óssea e tenham cadastro no Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea (REDOME). Após estudos, o texto deve ser enviado para avaliação dos demais vereadores.
Em sua justificativa, Beleza explica que é crescente a demanda por transplantes de medula óssea por parte de pacientes portadores de doenças hematológicas, malignas ou benignas, hereditárias ou adquiridas que afetam as células do sangue. A oferta também está muito aquém das necessidades, fato que tem provocado perdas de vida, que poderiam ser evitadas se o País dispusesse de um grande número de doadores.
“Esta proposição objetiva oferecer uma alternativa de estímulo para ampliar o cadastro e a captação de doadores de medula óssea. Sabemos que a quantidade de pessoas que realizam concursos é crescente, ou seja, trata-se, sem dúvida, de uma oportunidade relevante de estimular, pela isenção da taxa de inscrição, os que realizam concursos a se tornarem doadores de medula óssea”.
Por outro lado essa medida, segundo Beleza, também pode ter um impacto significativo para a redução do déficit de doadores que são cadastrados no Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea – REDOME que foi criado em 1993, em São Paulo, para reunir informações de pessoas dispostas a doar medula óssea para quem precisa de transplante e desde 1998, é coordenado pelo Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA), no Rio de Janeiro.
“Nesse contexto, entendemos ser pertinente que o Poder Executivo possa estudar a proposta mencionada, haja vista que tais pessoas que se dispõe a realizar tal ato de doação, merecem algum tipo de incentivo por parte do Poder Público Municipal”.
