Votuporanga – Na semana passada, vários vereadores de Votuporanga foram a Brasília apresentar projetos e solicitar recursos importantes para diversas áreas do município, principalmente a da Saúde. Foram muitas as notícias positivas, inclusive recursos autorizados que devem ajudar a manter a Santa Casa, como também novidades como o castramóvel, aquisição de ambulâncias e até um mutirão de cirurgias que deve ser realizado com o auxílio do médico e deputado federal Sinval Malheiros.
Na sessão da última segunda-feira (13), alguns parlamentares trataram de prestar contas à população sobre a viagem e se mostraram indignados com críticas de que estariam fazendo “passeio” para a capital federal, e não buscando melhorias à população.
Um que falou sobre isso foi Mehde Meidão. O vereador, que chega ao décimo mandato na Câmara, defendeu as viagens dos legisladores. “Vou a São Paulo e a Brasília para conseguir melhorias para nossa cidade. Lá conhecemos o deputado Sinval Malheiros. Ele é médico, cirurgião, e nós conseguimos em Brasília que ele venha a Votuporanga para fazer vários tipos de cirurgias pelo SUS, em um sistema de mutirão. Não fomos viajar à toa. Duro é você fazer pensando no bem da população e ser prejudicado por críticas injustas. Apesar disso, não vamos parar. Toda vez que precisarmos viajar a favor de Votuporanga, vamos fazer”, disse Meidão.
Ele teve o discurso apoiado pelos colegas e companheiros na viagem, os vereadores Wartão e Vilmar da Farmácia. Outros parlamentares também se manifestaram a favor de viagens que trazem benefícios a Votuporanga. Um deles foi Leonardo Brigagão, o Chandelly. “Toda vez que um vereador vai até Brasilia, Votuporanga avança. Não é em vão, nem a passeio”, falou na tribuna.
Outro vereador que defendeu com firmeza as viagens foi Hery Kattwinkel, o Dr. Hery, e apresentou trabalhos positivos da ida dele a Brasília. Na viagem à capital federal na última semana, acompanhado por Daniel David, ele manteve contatos políticos com diversos deputados federais e senadores da República.
Em audiência com o presidente nacional do Partido Verde, o deputado federal Penna, e o senador da República Álvaro Dias (PV), os vereadores votuporanguenses reivindicaram apoio dos políticos para proporem emendas parlamentares para o custeio e manutenção da Santa Casa de Votuporanga.
Os líderes nacionais do Partido Verde se comprometeram em ajudar o hospital filantrópico de Votuporanga, sendo assim, irão propor emendas parlamentares direcionadas à Santa Casa.
Catramóvel
Também durante a visita, Dr. Hery esteve reunido com o deputado federal Fausto Pinato (PP), quando apresentou diversas reivindicações para o município. Uma dessas solicitações, Hery fez atendendo também a um pedido do colega vereador Léo Chandelly (PTC), cobrando do Governo Federal recursos para a aquisição de um castramóvel em Votuporanga, para reduzir a população animal.
Durante a reunião com o deputado, o vereador votuporanguense apresentou um ofício pedindo o seu apoio no sentido de propor uma emenda parlamentar junto ao orçamento federal, objetivando sua destinação para a aquisição de um castramóvel.
O vereador salientou que esse veículo será importante para auxiliar nos serviços de castração realizados pela Secretaria Municipal de Saúde, pois a demanda atual ainda é muito grande, e a aquisição do castramóvel garantirá uma maior agilidade no controle populacional de animais de ruas, bem como atender pessoas de baixa renda.
Por sua vez, o deputado Pinato se colocou à disposição dos vereadores e garantiu que irá propor emenda parlamentar para que o Governo Federal auxilie na aquisição do veículo castramóvel.
O serviço de castramóvel é uma clínica veterinária ambulante, que realiza cirurgias de castração em cães e gatos.
Edinalva
A vereadora Missionária Edinalva Azevedo (PRB) também esteve na última semana, em audiência com vários deputados federais e assessores do Governo Federal em busca de parcerias que tragam recursos financeiros para Votuporanga.
A vereadora se reuniu principalmente com deputados do seu partido e protocolou diversos ofícios cobrando apoio do Governo Federal em apoio à Santa Casa de Votuporanga.
Em audiência com o deputado federal Roberto Alves (PRB), a vereadoraEdinalva protocolou um ofício da provedoria da Santa Casa de Votuporanga, assinado por Luis Fernando Góes Liévana, que aponta a necessidade do hospital por recursos financeiros para o seu custeio e manutenção. O provedor justifica ao deputado que a Santa Casa de Votuporanga é referência para 53 municípios da região noroeste paulista, sendo reconhecida pelo Governo do Estado de São Paulo, como Hospital Estruturante, onde 70% de todos os atendimentos são realizados pelos SUS – Sistema Único de Saúde.
Na audiência, a vereadora pediu o apoio do deputado solicitando uma emenda no valor de R$ 300 mil para custeio ou investimentos para que o hospital possa melhorar cada vez mais a assistência prestada à população de Votuporanga e região, com qualidade e humanização.