Powered by free wordpress themes

Powered by share market tutorial

quarta-feira , 6 outubro 2021
Home / Destaque / Saev Ambiental instala coletor de lâmpadas fluorescentes nos Ecotudos

Powered by free wordpress themes

Saev Ambiental instala coletor de lâmpadas fluorescentes nos Ecotudos

Certamente em algum momento você se deparou com a situação: o que fazer com a lâmpada fluorescente depois de queimada? Sabemos que descartá-la no lixo comum é incorreto e traz uma série de consequências negativas ao meio ambiente, como a contaminação do solo e dos recursos hídricos. Isto porque esse tipo de lâmpada possui componentes, dentre eles o mercúrio, um metal altamente tóxico, que exige um processo específico na coleta, e sobretudo na destinação final.

A partir de agora, para essas lâmpadas domésticas, a Saev Ambiental conta com um programa de logística reversa, que é responsável pelo gerenciamento das etapas de coleta, transporte, triagem e tratamento adequado na indústria de reciclagem. Em Votuporanga, o serviço é disponibilizado em parceria com a Reciclus, uma organização civil sem fins lucrativos, criada pelos principais importadores de lâmpadas, para atuar como entidade gestora do processo, seguindo um modelo operacional autossustentável.

A iniciativa atende à determinação da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), a Lei Federal nº 12.305/2010 que fala sobre a responsabilidade compartilhada pelo ciclo de vida dos produtos e na logística reversa como soluções para o descarte correto de itens que podem causar danos ao meio ambiente.

“É necessário ressaltarmos que esse processo é somente para o consumo doméstico e para pequenas quantidades. Os grandes geradores e pessoas jurídicas seguem os sistemas predeterminado pela legislação vigente, com a de destinação custeada pelo gerador”, destacou o superintendente da Saev Ambiental, Antônio Alberto Casali.

O responsável pelo expediente do Departamento de Meio Ambiente, Augusto Souza explica antes da efetivação do programa de logística reversa junto à Reciclus, a Autarquia pagava para que as lâmpadas recebidas pelos Ecotudos tivessem a destinação ambientalmente correta. “Cada lâmpada recebida custava R$ 1,38 para que a Saev fizesse o descarte adequado. Agora, ao final do mês teremos uma economia de R$ 1 mil, que deverá ser redirecionado para ações de educação ambiental”.

Descarte
Os moradores devem descartar as suas lâmpadas nos pontos de recebimento disponibilizados em um dos três Ecotudos – Norte, Sul e Oeste.

Somente podem ser descartadas as lâmpadas de uso doméstico, sejam elas fluorescentes compactas e tubulares.

Os Ecotudos permanecem abertos ao público diariamente, inclusive aos feriados e finais de semana, das 7h às 19h.

Os endereços das unidades dos Ecotudos são: Ecotudo Sul – Av. Conde Francisco Matarazzo, 1793 Jd das Palmeiras I; Ecotudo Norte – Avenida Sete, 240 Distrito Industrial I; e Ecotudo Oeste – Vicinal Nelson Bolotário, sem número.

Fonte: Prefeitura de Votuporanga

Sobre Gazeta Votuporanga

Além disso, verifique

UNIFEV abre vagas para auxiliar de limpeza

A UNIFEV abriu um Processo Seletivo para a contratação de auxiliares de limpeza (duas vagas). …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

três × 5 =