Powered by free wordpress themes

Powered by share market tutorial

terça-feira , 17 maio 2022
Home / Destaque / Saev conclui operação de batimetria para início do processo de desassoreamento da Represa Municipal

Powered by free wordpress themes

Saev conclui operação de batimetria para início do processo de desassoreamento da Represa Municipal

A Saev Ambiental (Superintendência de Água, Esgotos e Meio Ambiente de Votuporanga) concluiu na última semana o primeiro procedimento técnico para dar início ao processo de desassoreamento da Represa Municipal “Prefeito Luiz De Haro”. O objetivo final da ação é remover os sedimentos acumulados no fundo da Represa, para o melhor aproveitamento da área e o consequente aumento da capacidade de armazenamento de água potável à população.

Desde a sua inauguração, na década de 1970, a Represa vem sofrendo com o acúmulo de resíduos e sedimentos.
Por meio de um levantamento batimétrico, foi possível visualizar a real profundidade da Represa. Diante dessa operação verificou-se que o volume atual aproximado do reservatório é de 332,5 mil metros cúbicos. “Ainda não temos um cronograma de atividades definido, mas com os dados fornecidos pelo estudo de batimetria, o que se sabe até o momento é que o volume de escavação seja entre 220 mil e 350 mil metros cúbicos, considerando o nível do fundo do reservatório”, detalha o responsável pelo Departamento de Engenharia da Saev Ambiental, Gabriel Alves Dias Ferreira.

O engenheiro explica ainda que o processo de desassoreamento é indispensável para que a represa retome a sua grande capacidade de armazenamento de água potável. “A partir do desassoreamento, a Saev terá condições de aumentar a produção de água pela ETA e equilibrar o funcionamento dos sistemas.

Devido ao longo período de estiagem, estamos trabalhando mais com nossos poços profundos para o abastecimento do município, mantendo o volume de água atual da represa”.
Uma empresa contratada pela Autarquia foi responsável pela operação de batimetria. Tal processo é capaz de fornecer informações detalhadas sobre a quantidade de água disponível no reservatório, com intenção de estabelecer o volume de sedimentos a ser retirados.

O superintendente da Saev Ambiental, Antônio Alberto Casali ressalta a importância desse tipo de melhoria na represa de captação. “Além de recuperarmos o meio ambiente, nós estamos contribuindo para a reabilitação de uma fonte de abastecimento de água extremamente importante para a nossa cidade”.
Inicialmente, imagens aéreas e aquáticas foram captadas com uso de drones e de um sonar, além do uso de barcos e outros instrumentos importantes, que contemplaram o começo dessa operação.

Fonte: Prefeitura de Votuporanga

Sobre Gazeta Votuporanga

Além disso, verifique

Prefeitura convoca mais de 330 novos servidores de concursos públicos

Desde quando o Brasil começou a viver a pandemia de Covid-19, a Lei Complementar Federal …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

1 × dois =