Powered by free wordpress themes

Powered by share market tutorial

terça-feira , 17 maio 2022
Home / Destaque / Santa Casa conta com intérprete de Libras para atendimento de surdos

Powered by free wordpress themes

Santa Casa conta com intérprete de Libras para atendimento de surdos

Empatia. Respeito. Comunicação. Diálogo. Entendimento. A Santa Casa de Votuporanga dá exemplo de inclusão social, com a atuação de intérprete de Libras para atendimentos de surdos.

A profissional atua nas consultas e exames agendados, no Ambulatório Médico de Especialidades (AME) e também no Hospital, incluindo Pronto Socorro. A intérprete de Libras, Tatiane Leão, auxilia na comunicação entre médico, colaboradores e pacientes com surdez.

A gestora do Cuidado, Dra Lara Galvani Greghi, ressaltou a ação da intérprete. “Garante a segurança do paciente surdo e que o atendimento de saúde será feito de forma eficaz, tendo como base um dos pilares do Sistema Único de Saúde, que é a equidade”, afirmou.

Ela ressaltou ainda que a pessoa com deficiência tem o direito de ser atendida como qualquer outra pessoa. “Acessar o tratamento em saúde de forma clara quebra a barreira da comunicação e permite o acesso amplo à saúde pública”, complementou.

Em um dos momentos marcantes, Tatiane acompanhou o nascimento de Miguel Douglas. O pequeno veio ao mundo, acompanhado da equipe médica, enfermeiros e de seu anjo da guarda, a intérprete de Libras.

Seus pais Jaqueline Pires Morais, de 22 anos, e Maikon Douglas Alves da Silva, de 27 anos, são surdos. O silêncio que permeia a vida deles foi rompido com a atuação de Tatiane durante todo pré-natal e, especialmente, na chegada do novo membro da família.

Ao descobrir do trabalho da intérprete no complexo Santa Casa, as esperanças surgiram. “Tudo mudou. Senti segurança, alívio e muita emoção em cada atendimento, em cada acompanhamento. Só posso agradecer pela presença da Tatiane em nossas vidas”, destacou Jaqueline.

Cada gesto, movimento da equipe. O diálogo. O esperado choro do recém-nascido. Tudo em Libras. “Meu trabalho é literalmente repassar o que está acontecendo ao redor. Explico o procedimento, até que finalize a cirurgia e a mamãe vá para a sala de recuperação. Eu aguardo ela acordar e fico em alerta, caso ocorra alguma intercorrência com a paciente”, explicou a intérprete.

No quarto, a intérprete fez companhia nos três dias de internação para que a mamãe tenha compreensão de sua saúde e de seu bebê.  “Foi muito importante ela conosco, pois queremos saber de todo cuidado com nosso filho, tudo que se passa e eu puder aprender. A Santa Casa está de parabéns, eu, meu marido e os outros surdos seremos eternamente gratos”, enfatizou a mãe.

O provedor da Instituição, Luiz Fernando Góes Liévana, ressaltou a importância da profissional. “A Santa Casa preza muito pela humanização dos atendimentos. Ter uma intérprete de Libras à disposição do Complexo representa inclusão de um público, que dependia de familiares para os serviços. Mais do que isso, é o respeito pela cidadania, pela individualidade. Estamos muito felizes com este novo passo na acessibilidade à assistência, que faz a diferença na saúde e, principalmente, na vida do paciente”, finalizou.

Fonte: Santa Casa de Votuporanga

Sobre Gazeta Votuporanga

Além disso, verifique

Ruas do Jardim Portal dos Lagos começam a receber o recapeamento asfáltico

As ruas do Jardim Portal dos Lagos estão sendo as primeiras a receber o recapeamento …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

cinco × 3 =