Milhares de pessoas se aglomeraram em um baile funk realizado na comunidade Vila Telma, na Zona Noroeste de Santos, no litoral de São Paulo, no último domingo (18), mesmo com o avanço da pandemia do novo coronavírus na cidade. O assunto ‘Telma’ chegou a ser um dos mais comentados do Brasil no Twitter.
Imagens obtidas pelo G1 mostram a grande aglomeração na Avenida Brigadeiro Faria Lima, no bairro Rádio Clube, onde está situada a comunidade. O baile funk teve início na noite de sábado (17) e se estendeu por toda a madrugada e início da manhã de domingo.
Nas imagens, divulgadas nas redes sociais, é possível observar as pessoas aglomeradas em torno de caixas de som e veículos como carros e motos. Ninguém utiliza máscara de proteção facial.
Um dos participantes da festa irregular foi o cantor MC Cebezinho, que conta com mais de 320 mil seguidores nas redes sociais. O próprio cantor chegou a divulgar a participação dele no evento, onde se apresentou ao público.
O G1 tentou contato, via telefone, com o MC Cebezinho e com a organização do evento, mas não obteve resposta até a última atualização desta reportagem.
Em nota, a Prefeitura de Santos esclarece que esse tipo de ocorrência requer a realização de uma força-tarefa policial, portanto, coordenada pelas autoridades policiais, que contam com o apoio da Guarda Civil Municipal (GCM) quando acionada. A GCM não foi acionada e nem recebeu denúncias da população sobre o evento.
A administração ressalta, ainda, que a população, sempre que constatar irregularidades, pode denunciar via Ouvidoria (162 e www.santos.sp.gov.br/ouvidoria) e pelo telefone 153, da GCM, que fica disponível 24 horas por dia e é interligado ao Centro de Controle Operacional (CCO) de Santos.
Pandemia
No dia 9 de outubro, a Baixada Santista foi reclassificada para a fase verde do ‘Plano São Paulo’ de flexibilização da quarentena e retomada da economia. Apesar da liberação para eventos, convenções e atividades culturais com até 600 pessoas, a realização de grandes shows continua proibida.
Santos é a cidade com mais casos confirmados, óbitos e internações por Covid-19 na região da Baixada Santista. No último domingo, o município chegou a 21.139 confirmações, 93 pacientes internados e 662 mortes causadas pela doença.