Powered by free wordpress themes

Powered by share market tutorial

quarta-feira , 7 outubro 2020
Home / Destaque / Procon orienta sobre compra de presentes para o Dia das Crianças

Powered by free wordpress themes

Procon orienta sobre compra de presentes para o Dia das Crianças

O Procon de Votuporanga, órgão vinculado à Secretaria Municipal da Cidade, orienta os consumidores para a compra de brinquedos para o Dia das Crianças, comemorado na próxima segunda-feira (12/10). Neste ano, em função da pandemia, muitos pais estão optando por comprar o presente em lojas online, dessa forma, o órgão apresenta algumas orientações para que os consumidores não tenham problemas.

“Evite estes sites”

A lista “Evite estes sites”, disponível no site do Procon-SP, pode ajudar a escolher com mais segurança. Mais de 170 sites que devem ser evitados constam nesta lista, pois tiveram reclamações de consumidores, foram notificados, não responderam ou não foram encontrados. Confira a relação completa em: https://sistemas.procon.sp.gov.br/evitesite/list/evitesites.php.

Antes de realizar a compra, recomenda-se fazer uma pesquisa de preços em diferentes lojas, considerando o valor do produto e do frete, e estipular um limite de gasto de acordo com o orçamento da família.

Ao escolher o presente, o consumidor deve considerar a idade, o interesse e a habilidade da criança e dar preferência a brinquedos educativos que estimulem a coordenação motora, inteligência, afetividade, criatividade e socialização. É importante saber que na embalagem do brinquedo devem constar a indicação da idade ou faixa etária, instruções de uso e de montagem, descrição exata dos itens inseridos, identificação do fabricante (nome, CNPJ e endereço) ou importador (caso o brinquedo seja importado), eventuais riscos que possam apresentar à criança e o selo de certificação do Inmetro.

Outra dica é observar o prazo de entrega, verificar se o presente chegará até o dia das crianças e se informar antecipadamente sobre a política de troca da empresa. Assim como, durante a compra no site, é preciso ficar atento se há alteração no preço informado inicialmente (da oferta inicial, passando pela colocação do produto no carrinho até o pagamento).

O Procon de Votuporanga fica localizado na Secretaria da Cidade, na Rua São Paulo, 3741 – Centro. Mais informações pelo telefone: (17) 3422-8930.

Código de Defesa do Consumidor

De acordo com o Código de Defesa do Consumidor, em compras feitas fora do estabelecimento, o consumidor tem sete dias para se arrepender, cancelar a compra, devolver o produto e pedir o dinheiro de volta sem precisar apresentar um motivo. O prazo de sete dias passa a contar da data da compra ou da entrega do produto; é importante que os contatos com a empresa sejam feitos por escrito ou anotando número de protocolo, data e nome do atendente.

A lei determina ainda que qualquer produto nacional ou importado, deve apresentar informações corretas, claras e em língua portuguesa. A regra também vale para itens importados que são vendidos por empresas brasileiras. As informações devem trazer as características, preço, prazo de validade, quantidade/qualidade, garantia e os riscos que o produto ou serviço apresentam.

Fonte: Prefeitura de Votuporanga

Sobre Gazeta Votuporanga

Além disso, verifique

Prefeitura inicia série de reportagens em homenagem ao Dia do Professor

Em comemoração ao Dia do Professor, celebrado no dia 15 de outubro, a Prefeitura de …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

três × 1 =