Powered by free wordpress themes

Powered by share market tutorial

terça-feira , 15 setembro 2020
Home / Destaque / COVID-19: Pediatra do SanSaúde alerta sobre cuidados com recém-nascidos

Powered by free wordpress themes

COVID-19: Pediatra do SanSaúde alerta sobre cuidados com recém-nascidos

Quando um bebê nasce, a alegria e emoção tomam conta da família. Todos se mobilizam para conhecer e ter contato com o novo integrante. Mas atenção: em tempos de pandemia do novo Coronavírus (COVID-19), a conscientização deve ser ainda maior em relação aos cuidados pessoais.

A pediatra do SanSaúde, Dra. Monize Andrea Cavassani Nunes, enumerou as principais recomendações. “Primordialmente, é preciso fazer restrições de visita com uso de máscara (cobrindo nariz e boca) e evitar lugares cheios, aglomerados ou fechados”, destacou.

A médica orientou ainda não compartilhar objetos de uso pessoal do bebê e higienizar os utensílios que tiveram contato com o neném, se usar fórmula infantil, já que o vírus pode sobreviver horas ou até dias em plásticos (bico de mamadeira) e metais (latas de leite).

Dra. Monize pediu atenção quanto à lavagem de mãos. “É uma medida fundamental para o cuidador e para o recém-nascido, que adora colocar a mão na boca. Preferencialmente, oriento usar água e sabão por 20 segundos, no mínimo, ou álcool gel 70%”, ressaltou.

Amamentação

Os cuidados devem acontecer, inclusive, na amamentação. A orientação da Sociedade Brasileira de Pediatria é que se mantenha o aleitamento materno usando máscara e com as mãos bem higienizadas com água e sabão ou álcool em gel 70%.

A médica frisou que a amamentação pode ajudar na transmissão de anticorpos. “No caso da mãe não se sentir à vontade por medo ou insegurança, pode optar por tirar o leite e outra pessoa oferecer em um copinho ou colher dosadora. Mas os benefícios do aleitamento superam qualquer risco de contrair a infecção”, enfatizou.

Mãe positivou com COVID-19 e agora?

Quando isso acontecer, deve manter o recém-nascido junto à mãe em regime de alojamento conjunto. “O quarto deve ser privativo, com precaução de contato e gotículas, procurando manter distanciamento mínimo de 1 metro e, de preferencialmente, 2 metros entre o leite materno e o bebê”, explicou.

A pediatria ressaltou que é fundamental o uso de máscara e higienização das mãos com água e sabão e/ou álcool gel antes e após os cuidados com o filho. “Durante a amamentação, deverá usar máscara cirúrgica e ter feito a lavagem das mãos. O equipamento de proteção individual deve ser trocado imediatamente após tosse ou a cada mamada”, disse.

Na troca de fraldas, ela orientou a utilização de luvas pelo risco de eliminação de vírus nas fezes do recém-nascido.

O risco da doença é maior para crianças?

Muitas mães possuem dúvidas quanto ao risco de Coronavírus para os bebês. “Existe uma baixa incidência de casos de COVID-19, pois muitos são assintomáticos ou apresentam poucos sintomas e a infecção passa despercebida e não notificada”, disse.

Carteira de vacinação

Neste momento de pandemia de Coronavírus, o ideal é manter a carteirinha em dia. “É recomendado agendar o horário de vacinas, serviços de drive thru ou solicitar o profissional capacitado que irá realizar a imunização em domicílio”, finalizou.

 

Fonte: Santa Casa de Votuporanga

Sobre Gazeta Votuporanga

Além disso, verifique

Oportunidade de emprego: novos bolsistas do Programa Frente de Trabalho começam a atuar na Prefeitura

A Prefeitura de Votuporanga, por meio da Secretaria de Direitos Humanos, juntamente com o Governo …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

quatro − três =