Powered by free wordpress themes

Powered by share market tutorial

sexta-feira , 27 março 2020
Home / Destaque / Curso de Medicina da UNIFEV figura entre os melhores do Estado de São Paulo

Powered by free wordpress themes

Curso de Medicina da UNIFEV figura entre os melhores do Estado de São Paulo

Profissionais recém-formados pelo Centro Universitário de Votuporanga já atuam nos principais programas de Residência Médica do Brasil e no Mais Médicos, do Governo Federal

Prestes a iniciar a sua 9º turma, o curso de Medicina da UNIFEV – Centro Universitário de Votuporanga tem figurado entre os melhores do Estado. Além de sua excelente nota de reconhecimento pelo Ministério da Educação (MEC) – 4, em uma escala de 1 a 5 – a graduação comemora as aprovações de seus egressos nos principais programas de Residência Médica do Brasil e no Mais Médicos, do Governo Federal.

Os profissionais recém-formados da 2ª turma têm alcançado ótimos resultados já no início de suas carreiras. Atualmente, os ex-alunos estão atuando em diversos estados, como Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e Goiás, além de cidades espalhadas por todo o Estado de São Paulo, entre elas, a própria capital, Marília, São José do Rio Preto, Santos, Botucatu, Barretos, Borborema, Guarulhos, Sorocaba, Pirassununga e Votuporanga.

Gabriela Pires de Araújo, 24 anos, assim que concluiu a graduação, em julho de 2019, deu continuidade aos estudos para conquistar a tão sonhada vaga na Residência Médica. A egressa, que está se especializando em Ginecologia e Obstetrícia na Universidade Federal de Uberlândia (UFU), contou que a UNIFEV contribuiu, e muito, para a aprovação.

“Tive todo o suporte necessário desde o início do curso. No internato, por exemplo, entramos em contato com diferentes especialidades, o que nos permite conhecer e escolher a que temos mais afinidade. Agradeço muito aos professores e coordenadores que me proporcionaram um ensino excelente e que está me ajudando na construção deste sonho”, afirmou.

Outros hospitais de renome nacional e internacional também receberam ex-alunos da UNIFEV em seus programas de Residência Médica, como o Hospital de Amor de Barretos, a Santa Casa de Votuporanga, o Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Marília e a Santa Casa de São Paulo.

Internato

O internato, citado por Gabriela, é o estágio obrigatório dos alunos do curso de Medicina, tratado, na UNIFEV, com muita seriedade. Durante os quatro últimos semestres da graduação, os estudantes intensificam o atendimento aos pacientes e passam por cada uma das seguintes áreas: Medicina Geral de Família e Comunidade; Clínica Médica; Clínica Cirúrgica; Ginecologia e Obstetrícia; Pediatria; Saúde Coletiva; Saúde Mental; e Urgência e Emergência.

No Centro Universitário de Votuporanga, o internato possibilita a vivência prática em diversas instituições de Saúde da cidade e região, entre elas, a Santa Casa de Misericórdia, o Hospital de Amor de Jales, a Unidade Básica de Saúde de Parisi e toda a rede municipal (UPA, Samu, UBSs, PSFs e CRAS).

“Desde o início do curso, os alunos entram em contato com a realidade da profissão, por meio de tutorias e integrações com a comunidade local (ações de responsabilidade social e campanhas pontuais de conscientização). Sem falar dos nossos convênios e parcerias com as redes pública e privada, que fornecem conhecimento e vivência necessários”, afirmou o coordenador de Medicina, o médico-cardiologista e Prof. Me. Mauro Esteves Hernandes.

Somente após o fim dessa etapa é que os estudantes começam a fase de estudos para ingressar na residência – realizada quando o aluno já está formado e registrado no Conselho Regional de Medicina (CRM).

Metodologia e infraestrutura diferenciadas

Na UNIFEV, desde os primeiros anos, os estudantes são preparados para o mercado de trabalho, oferecendo formação médica diferenciada, equiparada aos de grandes centros nacionais. Isso se deve ao fato de que a Instituição dispõe de uma infraestrutura de ponta e práticas pedagógicas inovadoras.

O Centro Universitário de Votuporanga foi a terceira Instituição de Ensino Superior (IES) do País a adquirir o Lucina, um robô de paciente obstétrico que simula a vida humana. Junto a ele, a Instituição trouxe para o interior paulista mais dois simuladores: um masculino adulto, chamado METIMan, e um infantil, conhecido como PediaSIM. Os três robôs tornaram a UNIFEV uma das poucas escolas médicas brasileiras a possuir um Laboratório de Simulação Realística.

Fora esse espaço, os universitários têm à sua disposição outros importantes laboratórios, como o de Análises Clínicas, o de Anatomia, o de Microscopia, o de Química e o de Semiologia.

Outro diferencial que merece destaque é o Projeto Pedagógico do Curso (PPC), baseado em metodologias ativas, cuja aprendizagem é fundamentada no trabalho coletivo (TBL – Team Based Learning) e em situações problemas (PBL – Problem Based Learning). “Toda a metodologia é centrada no estudante como sujeito na construção do conhecimento e apoiada no docente como facilitador e mediador do processo ensino-aprendizagem”, explicou o coordenador.

Ainda, de acordo com Hernandes, aliada à metodologia ativa, a graduação aplica, anualmente, o Teste de Progresso (TP), como forma de avaliar o desempenho acadêmico e cognitivo dos alunos ao longo da graduação. “A prova nos permite realizar um diagnóstico das forças e fragilidades da nossa estrutura curricular, nos dando a possibilidade de sempre aprimorar o ensino”, finalizou.

Vestibular 2020

O Vestibular de Medicina da UNIFEV, para ingresso na Instituição no 2º semestre de 2020, já está com as inscrições abertas. Os candidatos devem se inscrever pelo sitewww.unifev.edu.br/med2020, até o dia 11 de maio.

A prova, aplicada pela Fundação Vunesp, será realizada no dia 31 do mesmo mês, das 14 às 19 horas, simultaneamente nas cidades de Votuporanga e São Paulo. O local deve ser escolhido com bastante cuidado pelo candidato, no ato da inscrição.

O edital completo pode ser acessado no sitewww.unifev.edu.br/editais, na aba Outros Editais ou diretamente na página já citada.

Outras informações também estão disponíveis na Central de Relacionamento da UNIFEV, pelo telefone (17) 3405-9990.

Conheça mais sobre o curso no sitewww.unifev.edu.br/medicina.

Sobre Gazeta Votuporanga

Além disso, verifique

Secretaria da Saúde de Votuporanga confirma três mortes por dengue em 2020

A Secretaria Municipal da Saúde de Votuporanga atualizou, nesta sexta-feira (20/3), os casos de dengue …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

16 − seis =