Powered by free wordpress themes

Powered by share market tutorial

terça-feira , 31 março 2020
Home / Destaque / Ação marca o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa

Powered by free wordpress themes

Ação marca o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa

O Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa foi lembrado em Votuporanga. Na manhã do último sábado (15/6) uma ação foi realizada pela Prefeitura de Votuporanga, por meio do CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social), no Centro Cívico “Vereador José Dirceu de Carvalho” da Concha Acústica “Professor Geraldo Alves Machado”. O evento também contou com participação da Unifev e do Senac, além do Conselho Municipal do Idoso (CMI). A data foi instituída em 2006 pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pela Rede Internacional de Prevenção à Violência à Pessoa Idosa.

Presente no evento, o Secretário Municipal de Assistência Social, Emerson Pereira, fez questão de conversar com os munícipes que passavam pelo local, destacando a importância de cuidar dos idosos. “Hoje temos muitos idosos que continuam sendo o pilar das famílias de nossa cidade. É de suma importância que todos respeitem quem muito já colaborou em nossa sociedade e que tem muito conhecimento a oferecer”, falou.

Emerson lamenta que passados 13 anos do início do Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, as notícias envolvendo a terceira idade não são tão boas. As estatísticas recentes revelam que um em cada seis idosos no mundo ainda é vítima de algum tipo de violência (física, psicológica, patrimonial ou negligência). A maioria das agressões foi cometida nas residências das vítimas (85,6%), por filhos (52,9%) e netos (7,8%), de acordo com levantamento realizado pelo Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, por meio das denúncias recebidas no Disque 100. A maioria das vítimas continua sendo as mulheres, representando 62,6% dos casos, enquanto os homens são 32,2%.

Porém, entre tantos dados envolvendo a violência contra os idosos, Votuporanga se destaca em ações que visam fortalecer e garantir os direitos da terceira idade. A Secretaria de Assistência Social mantém políticas públicas para proporcionar momentos de lazer, entretenimento, esporte e convívio social em diversos locais e horários, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

“Temos dois Centros de Convivência do Idoso em Votuporanga, além do Centro Dia do Idoso, e várias programações no CREAS e nas três unidades do CRAS. Sabemos cuidar dos nossos idosos. Elas praticam exercício físico e conseguem ter o convívio social de maneira saudável. Nós acreditamos que o Governo do nosso prefeito João Dado tem proporcionado melhor qualidade de vida para a terceira idade”, disse.

Sobre Gazeta Votuporanga

Além disso, verifique

Meidão pede informações sobre medidas protetivas de funcionários da empresa Vikstar

O presidente da Câmara Municipal de Votuporanga – vereador Mehde Meidão Slaiman Kanso encaminhou um …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dois + vinte =