Powered by free wordpress themes

Powered by share market tutorial

quarta-feira , 18 março 2020
Home / Últimas Notícias / Santa Casa de Votuporanga faz parte da campanha Outubro Rosa

Powered by free wordpress themes

Santa Casa de Votuporanga faz parte da campanha Outubro Rosa

VOTUPORANGA – A Santa Casa de Votuporanga adere ao movimento Outubro Rosa para ressaltar a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama. A campanha promovida neste mês visa a conscientização quanto à saúde da mulher, principalmente quanto à prevenção e tratamento da doença.

O programa Dica de Saúde convidou a ginecologista e mastologista, Dra Gabriela Trindade, para esclarecer as principais dúvidas. Ela ressaltou que o câncer de mama é o segundo tipo que mais prevalece entre as brasileiras e entre os fatores de riscos estão idade (de 50 a 70 anos), tabagismo, sedentarismo e obesidade. “É mais comum em paciente que teve a primeira menstruação antes dos 11 anos e menopausa após 52 anos. As mulheres com filhos devem amamentar, reduzindo as chances do câncer de mama. O histórico familiar pode aumentar o risco de desenvolver a doença, mas a hereditariedade corresponde de 5 a 10% dos casos”, explicou.

Sintomas

A médica explicou que os sintomas são o aparecimento de nódulos indolores e fixos. “A mulher mesma sente, por isso a importância do autoexame. Pode ocorrer também alteração no mamilo, que fica invertido ou áspero, semelhante a uma casca de laranja. É importante ficar atento à saída de secreção esverdeada ou avermelhada. A paciente também pode perceber glândulas debaixo do braço, na axila, parecendo uma íngua”, disse.

Ela enfatizou a importância do autoexame, que deve ser feito mensalmente. “Geralmente 10 dias após a menstruação, apalpe a mama em movimento circular. Se acaso percebeu algo diferente, procure um mastologista”, complementou.

Tratamento

Dra. Gabriela destacou os tratamentos. “A cirurgia pode ser mastectomia (retirada da mama) ou conservadora (quando se retira apenas o quadrante). Após a intervenção, o tratamento pode ser radioterapia, quimioterapia ou até medicações via oral. O importante é a mulher saber que existe o projeto “Não existe mulher sem mama”. Ela faz a cirurgia e, no mesmo momento, já coloca a prótese”, afirmou.

A profissional disse que, quando em etapa inicial, o câncer de mama tem 99% de cura. “Tem casos que estudos apontam que poderão ser tratados somente com medicação”, ressaltou.

Prevenção

As dicas da ginecologista são exercícios físicos, evitar o uso de cigarro e bebidas alcoólicas. “O mais importante do Outubro Rosa é não deixar de fazer a mamografia. O Ministério da Saúde preconiza o exame a cada dois anos para mulheres de 50 a 69 anos. Mas, a Sociedade Brasileira de Mastologia considera ideal de 40 a 70 anos, anualmente. Esta avaliação é fundamental para o diagnóstico precoce”, finalizou.

Assista o vídeo completo na nossa página: www.facebook.com/santacasadevotuporanga

Sobre Gazeta Votuporanga

Além disso, verifique

Evento internacional do setor crematório será nos dias 4 e 5 de março, em Votuporanga

Com entrada gratuita, o 1º “Summit Brucker” reunirá diversos palestrantes para discutir o futuro do …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

um × 4 =