Powered by free wordpress themes

Powered by share market tutorial

quarta-feira , 18 março 2020
Home / Destaque / Prefeitura atende ocorrência de maus tratos a animal embasada em nova lei municipal

Powered by free wordpress themes

Prefeitura atende ocorrência de maus tratos a animal embasada em nova lei municipal

Votuporanga – Costelas aparentes, pata machucada, olhar triste e total apatia. Foi dessa forma que a equipe do Centro de Proteção da Vida Animal, órgão vinculado ao Fundo Social de Solidariedade da Prefeitura de Votuporanga, encontrou uma cachorra da raça Pitbull, amarrada e deitada em um pequeno espaço no fundo de uma casa, amamentando seus dois filhotes. Ao se deparar com a situação, o CPVA acionou, imediatamente, a Polícia Militar Ambiental para o atendimento conjunto da ocorrência.

Um laudo assinado por médico veterinário comprovou que a cachorra sofreu negligência e falta de cuidados necessários, já que a ferida que tinha na pata “aparentava ser antiga e continha muita secreção, sem sinais de tratamento ou cuidados higiênicos”. Diante da situação comprovada, o proprietário do animal foi multado e a cachorra, juntamente com seus filhotes, foi devidamente encaminhada ao Centro de Controle de Zoonoses, da Secretaria Municipal da Saúde, para receber o tratamento adequado da ferida, que já estava, inclusive, com tendões expostos e suscetível a infecções.

A ação faz parte do programa de proteção à vida animal implantado no Governo do Prefeito João Dado e segue a Lei Municipal criada pela Prefeitura, e aprovada pela Câmara de Vereadores em 2017, que tem se tornado modelo para muitos municípios do Brasil.

Denúncias referente à maus tratos, abandono ou situações do tipo podem ser feitas ao Centro de Proteção da Vida Animal, que atende pelo telefone 3405-9700, ramal 9828, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 16h30. No entanto, a população também pode denunciar esses atos à Polícia Ambiental, pelo 3421-9008, ou à Polícia Militar, pelo 190.

“Estamos implementando serviços de amparo, atendimento e cuidado aos animais de Votuporanga desde o início da nossa gestão. Alguns desses projetos já estão sendo colocados em prática, como a ampliação do programa de castração municipal e a implantação do Centro de Proteção da Vida Animal. A meta é concluirmos todas essas ações até o final do nosso governo para deixarmos um legado importante nesta área”, finalizou a presidente do Fundo Social, Mônica Pesciotto de Carvalho.

Castração de gatos de rua
Outra ação que vem sendo desenvolvida pela atual Administração é a castração de animais, visando o controle populacional de cães e gatos. Mais de 1,8 mil cães e gatos já foram castrados desde o início de 2017, entre eles, cerca de 300 gatos ferais, que são os gatos que vivem nas ruas e que dificilmente serão domesticados.

Este trabalho de captura e castração dos gatos ferais foi desenvolvido voluntariamente por algumas clínicas veterinárias da cidade com ajuda de pessoas engajadas na causa animal. A iniciativa foi digna de homenagem do Prefeito João Dado e da presidente do Fundo Social de Solidariedade, Mônica Pesciotto de Carvalho, que entregaram um certificado de agradecimento pela atuação de todos os envolvidos, entre eles, a Galera dos Bichos, Clínica Vida Animal e Clínica Animal Center.

“A castração desses gatos que vivem nas ruas é de extrema importância para o controle populacional, para evitar as crias indesejadas. No entanto, este é um trabalho muito difícil de ser executado já que esses animais são mais selvagens, colocando até em risco a segurança das pessoas que irão capturar. Desta forma, a ação foi realizada em parceria com voluntários, onde o Fundo Social cedeu as gatoeiras”, explicou a Chefe da Divisão da Proteção da Vida Animal, Neide Romani Covre, que disse ainda que outros 1.925 animais também serão castrados até junho do ano que vem.

Sobre Gazeta Votuporanga

Além disso, verifique

UNIFEV supera expectativa e apresenta crescimento de mais de 24% em ingressantes

Na contramão da crise, Instituição comemora resultados positivos neste início de ano e investe em …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

um × 5 =