Powered by free wordpress themes

Powered by share market tutorial

quarta-feira , 18 março 2020
Home / Destaque / Votuporanga está entre as 20 melhores do Estado em Índice de Governança Municipal

Powered by free wordpress themes

Votuporanga está entre as 20 melhores do Estado em Índice de Governança Municipal

Votuporanga – O município tem conseguido driblar a crise e ganhar destaque nacional em gestão pública. Isso é o que mostra o Índice de Governança Municipal (IGM) referente a estudos feitos junto a 4 mil municípios brasileiros e divulgados em junho de 2018.

Com base em dados coletados em 2017 e anos anteriores, Votuporanga foi considerada a segunda cidade mais bem administrada da região de São José do Rio Preto e a 19º no Estado de São Paulo. Na classificação nacional, ficou na 73ª posição. A cidade subiu no ranking em relação a 2016 quando ficou em 25º no Estado e em 100º no Brasil.

Realizado pelo Conselho Federal de Administração (CFA), por meio da Câmara de Gestão Pública (CGP), o IGM avalia os municípios brasileiros com base nas análises de gestão, finanças e desempenho.

“Costumamos dizer que aqui em Votuporanga o Brasil vai bem e esse Índice nos mostra isso. Atribuímos esse resultado a um trabalho sério que consiste em boa gestão dos recursos, economia do dinheiro público e eficiência na aplicação. Enfrentamos os desafios dia a dia, olhando sempre as prioridades e demandas da população”, conta o Prefeito João Dado.

Tendo como nota máxima 1.000, a média Brasil foi de 0,520, sendo finanças com 0,420; gestão 0,540 e desempenho 0,590. Votuporanga obteve média geral de 0,661, sendo finanças com 0,489; gestão com 0,708; e desempenho com 0.786.

No quesito Desempenho, Votuporanga se destaca com baixos índices de Violência, obtendo alta nota de qualidade, 0.940; vulnerabilidade (pessoas em risco social) obteve 0.930; e qualidade habitacional (saneamento, coleta de lixo, energia elétrica) 0.970. Em informatização, atingimos a nota máxima de 1.000; em transparência ficamos com 0.710; número de comissionados nota 1.000. Em educação, nossa nota foi de 0.810; em mortalidade infantil 0.890 e em IDHM 0.830. “O índice de Saneamento nos deixou muito felizes porque atesta o competente trabalho feito pela Saev Ambiental nessa área. Temos hoje 100% de coleta e tratamento do esgoto no município e, muito em breve, pretendemos construir a ETE da Vila Carvalho, atendendo a essa reivindicação antiga daqueles moradores”, destaca o Prefeito.

Entre os 100 municípios brasileiros com melhores índices de avaliação, São José do Rio Preto foi o único que se mantém a frente de Votuporanga ocupando o 40º lugar com 0,675. Ao final da avaliação, foram geradas notas para 2.431 municípios.

O IGM está na sua segunda edição. Foi divulgado pela primeira vez em 2016 e usa como base estudos já consolidados no mercado como PNUD, IBGE, o Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal, IEGM (Índice de Efetividade da Gestão Municipal), IDH (Índice de Desenvolvimento Humano). O indicador condensa a informação de diversas variáveis como educação, saúde, gestão, gestão fiscal, gestão ambiental, transparência e accontability, efetividade, informatização, planejamento urbano, articulação institucional, recursos humanos, habitação, vulnerabilidade social, e IDHM (Índice de Desenvolvimento Humano Municipal).

O interesse do índice é a aplicação desses dados em prol ao desenvolvimento positivo da governança municipal. Tem o objetivo de mostrar o quanto um município está sendo eficaz na aplicação de recursos dentro da saúde, educação ou de outros aspectos importantes para a sociedade, sendo um insumo indispensável para os prefeitos na elaboração de políticas públicas.

Sobre Gazeta Votuporanga

Além disso, verifique

Fundo Social divulga Feirinha de Adoção Permanente pelo site da Prefeitura

Todos os dias, diversos animais são abandonados nas ruas, e buscando encontrar um lar para …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

9 + 9 =