Powered by free wordpress themes

Powered by share market tutorial

quarta-feira , 18 março 2020
Home / Destaque / Prefeito João Dado anuncia conquista de unidade pioneira do INSS Digital para Votuporanga

Powered by free wordpress themes

Prefeito João Dado anuncia conquista de unidade pioneira do INSS Digital para Votuporanga

Votuporanga – Nesta quarta-feira (3/1), o prefeito João Dado assinou o Acordo de Cooperação Técnica com o Instituto Nacional de Seguro Social (INSS), tornando o município pioneiro no Estado de São Paulo na implantação do INSS Digital, iniciativa que promete dar mais eficiência aos processos realizados pela Previdência Social, inclusive reduzir a fila de espera por atendimento que, hoje, pode chegar a até 90 dias no município. Participaram do ato, representando o INSS, o gerente executivo da Regional, Bruno Veroneze Fernandes, e a gerente da agência local, Marineide de Souza. O secretário do Desenvolvimento Econômico, Flávio Piacenti Junior, também assinou o documento junto com o prefeito.

“Quando soubemos desta possibilidade de ter uma unidade do INSS Digital e dos serviços que ela executa, imediatamente entramos em contato com o Instituto, para que pudéssemos viabilizar mais este benefício para o nosso cidadão. Cuidar de gente também é possibilitar que todos tenham seus direitos assegurados, para que possam ter acesso aos benefícios num menor espaço de tempo. E Votuporanga será o primeiro município do Estado a oferecer esta ferramenta que, com certeza, vai servir de exemplo a outras prefeituras e também para entidades de classe e outros organismos ligados ao trabalhador”, informa o prefeito João Dado.

 

O secretário do Desenvolvimento Econômico, Flávio Piacenti Junior, explica como será o funcionamento da unidade, que será instalada no Centro do Empreendedor, administrado pela Secretaria, no mesmo espaço onde já funciona o PAT – Posto de Atendimento ao Trabalhador. “No INSS Digital de Votuporanga, os trabalhadores cobertos pelo regime geral poderão procurar a unidade para dar entrada nos benefícios previdenciários; um servidor da nossa Secretaria, devidamente treinado pelo INSS, digitalizará os documentos e os encaminhará on-line à Previdência Social, que fará a análise necessária e marcará, posteriormente, o atendimento presencial final na agência central do INSS”, detalha Piacenti.

 

“O INSS, assim como todos os órgãos da administração pública, enfrenta atualmente uma dificuldade muito grande com a falta de pessoal, estamos perdendo muitos servidores e isso dificulta que prestemos um atendimento célere ao cidadão. Com a assinatura deste Acordo, essa situação será melhor. Hoje, para um segurado chegar até uma agência do INSS demora até três meses, com o Acordo, ele poderá dar início ao pedido de seu benefício no mesmo dia, de forma simples e rápida”, afirmou o gerente executivo, Bruno Veroneze.

 

Serviços que serão fornecidos

A celebração do Acordo de Cooperação Técnica entre o INSS e a Prefeitura permitirá a execução dos seguintes serviços: pedidos de entrada de Aposentadorias (por idade e por Tempo de Contribuição), pensão por Morte Previdenciária, Auxílio-Reclusão, Amparo Assistencial ao Idoso e Deficientes, Salário Maternidade, emissão da Certidão de Tempo de Contribuição/Servidor Municipal (Votuprev) e atendimentos relacionados ao BPC (Benefício da Prestação Continuada).

 

Após este ato da assinatura do Acordo, o INSS treinará um grupo de servidores do município para atuarem no atendimento. “Treinar mais de um funcionário foi uma decisão do prefeito João Dado, para que o sistema não sofra solução de continuidade, seja por motivos de férias, licenças médicas ou qualquer outro tipo de ocorrência, que pudesse prejudicar o atendimento ao cidadão”, destaca o secretário do Desenvolvimento Econômico, Flávio Piacenti Junior.

 

A unidade já está montada no Centro do Empreendedor, junto ao PAT – Posto de Atendimento ao Trabalhador, e dispõe de equipamento próprio, inclusive de informática conectados em uma rede específica junto ao INSS. A previsão de início dos atendimentos é até o fim deste mês.

Sobre Gazeta Votuporanga

Além disso, verifique

Fundo Social divulga Feirinha de Adoção Permanente pelo site da Prefeitura

Todos os dias, diversos animais são abandonados nas ruas, e buscando encontrar um lar para …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

5 × 5 =