Powered by free wordpress themes

Powered by share market tutorial

quinta-feira , 19 março 2020
Home / Destaque / Dom Moacir apresenta balanço da Diocese e proposta do Ano Nacional do Laicato

Powered by free wordpress themes

Dom Moacir apresenta balanço da Diocese e proposta do Ano Nacional do Laicato

Votuporanga – O Bispo da Diocese de Votuporanga, Dom Moacir Aparecido de Freitas, se reuniu com a imprensa na manhã dessa quinta-feira, dia 7 de dezembro, para apresentar um balanço das atividades do primeiro ano da Diocese e também para detalhar o Ano Nacional do Laicato – o Ano do Leigo. A coletiva também contou com a presença de padres e funcionários e voluntários da Catedral Nossa Senhora Aparecida. A novidade divulgada pelo Bispo foi a nomeação do padre da Catedral, Gilmar Margotto, na função de assessor de Imprensa, com o objetivo de facilitar o contato e acesso dos veículos de comunicação nos assuntos relacionados às atividades da Diocese.

 

Na oportunidade Dom Moacir aproveitou para elencar as nomeações de cargos importantes para o funcionamento desse primeiro ano. “Antes de assumir a Diocese já me reuni com os padres para distribuir algumas funções e três pessoas foram escolhidas para ajudar nessa fase inicial, o padre coordenador de pastoral, Geomar Alves dos Santos, o padre ecônomo Carlos Roberto dos Santos e o padre chanceler Roberto da Silva Bocalete, que dá a validade para os documentos da Diocese”. Junto ao ecônomo também foi definido o contador da Diocese, André Grattão. Posteriormente aconteceu a nomeação do vigário Geral, função assumida pelo padre Lorival Angelo Marques.

 

Dom Moacir também destacou sobre o Conselho de Presbíteros. “É o senado do Bispo, que ajuda no encaminhamento das atividades e a partir dele foi criado o Colégio de Consultores, que ajuda nas decisões econômicas”. O destaque ficou ainda para algumas das conquistas do primeiro ano da Diocese. “Realizamos a primeira Assembleia Pastoral, dando condições para o nosso plano de trabalho e também o encontro com os presbíteros, onde debatemos sobre sofrimento psíquico dos padres. Além disso, em 2017 vivenciamos o Ano Mariano, os 300 anos do aparecimento da imagem de Nossa Senhora Aparecida, tendo excelente participação na Catedral e nos ajudando a viver melhor o plano que Deus realizou sob Nossa Senhora.”

 

Sobre o Ano Nacional do Laicato, Dom Moacir enfatizou a proposta para 2018. “A ideia está embasada no documento 105 assinado ano passado por nossos Bispos, ‘Cristãos leigos e leigas na Igreja e na sociedade’, que traz o lema ‘Sal da terra e luz do mundo’ (Mt 5, 13-14). Poderemos celebrar a presença dos leigos e a sua vocação de ser sal da terra e luz do mundo. Além de aprofundar a vocação, também aprofundar a espiritualidade, ajudando a testemunhar e seguir o desejo de Jesus Cristo, sendo Evangelho vivo na sociedade”.

 

Na coletiva, padre Gilmar reforçou o convite para a Missa de abertura do Ano Nacional do Laicato, que será nessa sexta-feira, dia 8 de dezembro, data que a Igreja comemora a Solenidade da Imaculada Conceição, às 20 horas, na Catedral. Será presidida por Dom Moacir e concelebrada pelos padres da Diocese. O tema será trabalhado até a Solenidade de Cristo Rei, em novembro de 2018. Já na segunda-feira, dia 11, às 19h30, a Missa na Catedral será para celebrar o aniversário de 30 anos de vida sacerdotal de Dom Moacir.

 

Por fim, padre Gilmar, agradeceu o apoio dos meios de comunicação. “A imprensa tem sido muito parceira da Igreja e tem nos ajudado na divulgação dos trabalhos sociais e projetos. Que Deus abençoe e recompense por todo o bem que fazem, pois sabemos da importância e participação de vocês.”

 

Entre os padres presentes estavam o padre Lorival Angelo Marques, padre Geomar Alves dos Santos, padre Carlos Roberto dos Santos, padre Alexandre Pereira da Silva e o padre Edivaldo Medeiros. Vale ressaltar que qualquer solicitação da imprensa relacionada à Diocese ou ao Bispo, poderá ser encaminhada ao padre Gilmar, que fará o intermédio para atender as demandas. O telefone da Catedral é (17) 3421 6245 ou (17) 99742 8470.

Sobre Gazeta Votuporanga

Além disso, verifique

Fundo Social divulga Feirinha de Adoção Permanente pelo site da Prefeitura

Todos os dias, diversos animais são abandonados nas ruas, e buscando encontrar um lar para …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

16 − oito =