Powered by free wordpress themes

Powered by share market tutorial

segunda-feira , 23 março 2020
Home / Cidades / RESENHA O que é Serviço Social? – por Leonice Rocha Rodrigues da Silva

Powered by free wordpress themes

RESENHA O que é Serviço Social? – por Leonice Rocha Rodrigues da Silva

RESENHA

O que é Serviço Social?

            ESTEVÃO, Ana Maria Ramos, O que é Serviço Social.  São Paulo: Editora Brasiliense, 6ª edição 1992. Coleção Primeiros Passos.

 

Na referente obra introduz-se a questão da definição de Serviço Social e sua inserção na sociedade do país, de modo a propiciar ao leitor a repensar no papel do assistente social como profissão. Esses profissionais lidam com a população que deve ser atendida da melhor maneira possível, com respeito e dignidade humana, desde que esse serviço de comprometimento com as pessoas seja fiscalizado.

O Livro é estruturado em Introdução, quatro capítulos, conclusão e sugestão de leitura, com temáticas pontuando o contexto histórico e a realidade do Serviço Social no Brasil.

A questão da definição de Serviço Social como uma moça boa que é paga para ajudar os pobres é devida a sua origem estar intimamente ligada com a prestação de caridade pelas mulheres ricas da sociedade do século XVIII. Porém não é apenas de caridade que se relaciona o Serviço Social, pois como profissão de assistente social busca se comprometer com a população a qual presta serviços.

Relata-se a posição do Estado, de não querer ter custos com a Assistência Social, deixando a cargo das instituições privadas. No entanto, antes da segunda metade do século XIX, no período do nascimento do capitalismo, quem exercia assistência social, definida como caridade, era a Igreja.

O Serviço Social começa a se solidificar em 1869, com a fundação da Sociedade de Organização da Caridade em Londres e em 1899, na cidade de Amsterdã funda-se a primeira escola de Serviço Social do mundo. No Brasil na década de 20 e 30 a questão social é referente à luta dos trabalhadores por melhores condições de trabalho e da posição do Estado e em 1936 é fundada a Escola de Serviço Social de São Paulo. A atuação profissional nessa época era baseada na doutrina social da Igreja Católica.

Abordam-se questões práticas e de como o assistente social deve se posicionar diante do trabalhador e diante do Estado, sendo imprescindível estarem prontos para mudanças.

A autora apresenta a questão de fácil linguagem, mas com uma consistência que possibilita compreender e questionar os fatos. Com seus conhecimentos e graduações, ela trata de questionamentos abrangentes e exemplificados, portanto a obra é inerente aos profissionais e leitores que se envolvem com essa temática.

Ana Maria Estevão, autora do livro “O que é serviço social?”, possui graduação em Serviço Social pela Faculdade Paulista de Serviço Social (1976), mestrado (1989) e doutorado (1997) ambos em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, e ainda pós-doutorado pela Universidade de Évora (2000/2001) em Portugal. As experiências profissionais se baseiam na área da saúde pública, comunidade e movimentos sociais e suas temáticas são os fundamentos do serviço social, educação, poder local, conselhos, políticas públicas e assistência social.

Leonice Rocha Rodrigues da Silva, Acadêmica do Curso de Serviço Social, 4º Semestre – Universidade Anhanguera, Polo São José do Rio Preto – SP.

Sobre Gazeta Votuporanga

Além disso, verifique

‘Prainha’ de Valentim Gentil está aberta para visitação

O Parque Ecoturístico de Valentim Gentil, a conhecida ‘prainha’ recebe por ano milhares de turistas …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

treze − dez =