Powered by free wordpress themes

Powered by share market tutorial

quinta-feira , 19 março 2020
Home / Votuporanga / Dia D: Sábado é Dia de Prevenção ao Câncer de Mama nas unidades de saúde

Powered by free wordpress themes

Dia D: Sábado é Dia de Prevenção ao Câncer de Mama nas unidades de saúde

Votuporanga – O Dia D do Outubro Rosa, é o dia de intensificar as ações de prevenção ao câncer de mama e ao colo de útero, que será neste sábado (28/10) em todas as unidades de saúde de Votuporanga. A data é dedicada às mulheres para a realização dos exames preventivos, com a coleta de papanicolaou, solicitação de mamografia, exames clínicos das mamas e orientações sobre o autoexame das mamas.

As unidades contarão com uma programação especial voltada ao cuidado feminino, das 8h às 16h, por isso é importante que as pacientes informem-se antecipadamente em suas respectivas unidades de saúde.

Para o controle do câncer de mama, é recomendado que as mulheres realizem exames periodicamente, mesmo que não tenham alterações. Segundo o Inca – Instituto Nacional do Câncer as formas mais eficazes para detecção precoce do câncer de mama são o exame clínico da mama e a mamografia.

Os profissionais das unidades estão se preparando para orientar as pacientes neste dia sobre a prevenção do câncer de mama, que consiste na realização de autoexame das mamas, mamografia (se necessário) e exame de papanicolaou, conta a enfermeira responsável pelo Programa de Saúde da Mulher, Karen Silva. Em 2017, 17 mulheres tiveram alterações em seus exames de mamografia e já seguiram para o tratamento necessário. “Nosso objetivo é aumentar ano a ano o número de mulheres a serem sensibilizadas a se protegerem contra os cânceres que mais matam. Oferecemos o acesso e gostaríamos que as nossas mulheres aderissem aos métodos preventivos, que são seguros, indolor e eficazes em eficazes no tratamento precoce. Esta é a chance, participem”, convida a enfermeira.

O Outubro Rosa é uma campanha nacional que visa à prevenção do câncer de mama e do colo do útero, duas das maiores causas de morte da população feminina no Brasil.

Outubro Rosa

A campanha foi criada no início da década de 90, mesma época em que o símbolo da prevenção ao câncer de mama, o laço cor-de-rosa, foi lançado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure e distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York (EUA) e, desde então, promovido anualmente em diversos países.

No Brasil, a primeira iniciativa em relação ao Outubro Rosa ocorreu em 02 de outubro de 2002, com uma inusitada intervenção artística. O Obelisco do Ibirapuera, local conhecido em São Paulo e originalmente chamado de monumento mausoléu do Soldado Constitucionalista, recebeu no dia uma iluminação cor-de-rosa. A iniciativa de iluminar o obelisco em homenagem ao Outubro Rosa foi de um grupo de mulheres simpatizantes com a causa do câncer de mama com o apoio de uma empresa europeia de cosméticos. O governo brasileiro, através do INCA, passou a integrar a mobilização do Outubro Rosa a partir de 2010.

Sobre Gazeta Votuporanga

Além disso, verifique

Evento internacional do setor crematório será nos dias 4 e 5 de março, em Votuporanga

Com entrada gratuita, o 1º “Summit Brucker” reunirá diversos palestrantes para discutir o futuro do …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

doze − seis =