Powered by free wordpress themes

Powered by share market tutorial

quinta-feira , 19 março 2020
Home / Destaque / Unidade de Coleta de Sangue de Votuporanga terá novo horário de doações às terças

Powered by free wordpress themes

Unidade de Coleta de Sangue de Votuporanga terá novo horário de doações às terças

Votuporanga – A partir da próxima semana a Unidade de Coleta de Sangue de Votuporanga passará a ter novo horário de coleta às terças-feiras. A mudança começa já no dia 5 de setembro com a realização da coleta, das 15h às 18h. O objetivo é atender às pessoas que desejam ser voluntárias, mas trabalham no período da manhã.   Às quintas-feiras e todo primeiro sábado do mês as doações continuam no mesmo horário, das 8h às 11h.

Para doar é necessário apresentar documento com foto, emitido por órgão oficial e válido em todo território nacional.

Informações podem ser obtidas das 7h às 12h e das 13h30 às 17h, na própria unidade, anexa ao Hospital “Fortunata Germano Pozzobon”, na rua Antônio Galera Lopes esquina com a Antônio Serafim de Queiroz, na Zona Norte, ou pelo telefone 3426-7530, ramal 210. O interessado pode ser voluntário para a doação de sangue, doação de medula ou de ambos. É importante que este desejo seja explicitado no momento do cadastro.

Números

A Unidade de Coleta de Sangue atendeu desde a sua inauguração, em maio deste ano, 982 pessoas – sendo coletadas 800 bolsas de sangue e o cadastramento de 212 amostras para o Redome (Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea). Para o próximo sábado, primeiro do mês (2/9) já há pessoas agendadas.

A unidade de coleta de sangue funciona por meio de parceria da Prefeitura com o Hemonúcleo de Ribeirão Preto e Santa Casa de Votuporanga.

Tipo O negativo

A unidade de Votuporanga solicita doações de sangue tipo O negativo, o mais procurado; pois apenas 9% da população possui esse tipo sanguíneo. Além disso, o O negativo é o doador universal, podendo doar sangue para todas as pessoas. Atualmente, o serviço local não possui estoque desse tipo. Dados do Ministério da Saúde apontam que pelo menos um em cada dez pacientes internados necessitam de sangue e até quatro vidas podem ser salvas com uma doação.

Quem pode ser doador

Pessoas entre 18 e 69 anos podem doar sangue. Além disso, é necessário pesar acima de 50 quilos e estar bem de saúde. Mulheres podem fazer até 3 doações ao ano e os homens 4.

Caso esteja tomando algum tipo de medicação, levar o nome do medicamento e apresentá-lo na unidade.

Não pode doar

Não é recomendada a doação para o candidato que teve diagnóstico de hepatite após os 11 anos de idade, portadores de hanseníase, malária, doença de chagas, HIV, diabetes ou câncer.  Quem fez ou faz uso de drogas ilícitas ou mantém relações sexuais de risco não deve doar.

Recomendações

Antes de doar é importante:

– Dormir bem, pelo menos 6 horas;

– Evitar jejum e fazer refeições leves e não gordurosas;

– Evitar uso de bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores;

– Não fumar uma hora antes.

Sobre Gazeta Votuporanga

Além disso, verifique

Fundo Social divulga Feirinha de Adoção Permanente pelo site da Prefeitura

Todos os dias, diversos animais são abandonados nas ruas, e buscando encontrar um lar para …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

um × um =