O Seminário acontece nesta sexta-feira, 9 de junho, a partir das 8h, na Câmara Municipal. O endereço é rua Venezuela nº 3819, Bairro Vila América, com entrada gratuita e entrega de certificado de 5 horas.
O secretário de Direitos Humanos, Emerson Pereira, diz que a realização do seminário é de extrema importância para a cidade devido aos trabalhos já realizados pela pasta.
“Somos uma secretaria que cuida do público LGBT, oferecendo orientações na área jurídica e social, além de total apoio para a causa. Constantemente pedem nossa ajuda, enquanto Secretaria Municipal, para que lutemos pelos seus direitos”, falou.
Vale destacar que a Secretaria de Direitos Humanos tem total apoio do prefeito João Dado para a realização do evento. “Não só neste evento, mas em todas as ações e políticas voltadas ao público LGBT”, elogiou Emerson.
Em 2015, a secretaria realizou a primeira edição do seminário, reunindo mais de 300 pessoas na Câmara Municipal. O evento foi considerado um sucesso pelas autoridades municipais, pois abordou os direitos e deveres do público LGBT. O tema, na época, foi “Por um Brasil que criminalize a violência contra lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais”. Ministraram palestra representantes do GADA (Grupo de Amparo ao Doente de Aids), de São José do Rio Preto, e o juiz Evandro Pelarin, titular da Vara da Infância e da Juventude de São José do Rio Preto.
Palestrantes
O objetivo do seminário neste ano é atingir um público ainda maior pelo elevado currículo dos palestrantes. O prefeito de Lins, Edgar de Souza, primeiro prefeito assumidamente homossexual do Brasil, participará do evento onde contará seu testemunho de vida e carreira política como LGBT.
Ele foi reeleito prefeito de Lins pelo PSDB em 2016 e desde a primeira administração tem colocado em prática algumas políticas públicas voltadas à causa. Além das ações na área da saúde e assistência social, foi fundada na cidade a ONG Olga (Organização Linense de Gays e Afins), que tem apoio da Prefeitura.
Também participa do 2.º Seminário LGBT, Marcos Antônio Fernandes, formado em Filosofia, atualmente é o presidente nacional da Diversidade Tucana. Falará sobre “Os direitos LGBT na estrutura do Estado como uma rede de proteção”.
Serviço
2.º Seminário LGBT “Os desafios e avanços das políticas públicas voltadas à causa LGBT”
Data: 09 de junho de 2017
Horário: 8h às 13h
Local: Câmara Municipal de Votuporanga – Rua Venezuela nº 3819, Bairro Vila América, Votuporanga-SP
Informações pelos telefones (17) 3422-2770 / 3421-4126 ou pelo e-mail oficial da secretaria pelo direitoshumanos@votuporanga.sp.gov.br