Powered by free wordpress themes

Powered by share market tutorial

segunda-feira , 23 março 2020
Home / Últimas Notícias / Coleta de Sangue: 57 bolsas são coletadas em primeiro sábado de atendimento

Powered by free wordpress themes

Coleta de Sangue: 57 bolsas são coletadas em primeiro sábado de atendimento

Votuporanga – O primeiro sábado do mês também é dia de doação de sangue na Unidade de Coleta de Votuporanga. Todo primeiro sábado do mês, o posto permanecerá aberto das 8h às 12h para atender aos voluntários que trabalham ou estão impossibilitados de doar durante a semana. No último sábado (3/6), 61 pessoas foram atendidas, resultando na doação de 57 bolsas de sangue e no cadastramento de 14 amostras no Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea (Redome).

A ação desse dia contou com a parceria do Senac/ Votuporanga, dos bombeiros civis e de funcionários do Escritório Skala.

As doações também ocorrem toda terça e quinta-feira, das 7h às 12h e das 13h30 às 17h.

Os agendamentos podem ser feitos pessoalmente, no próprio local, anexo ao Hospital “Fortunata Germano Pozzobon”, na rua Antônio Galera Lopes esquina com a Antônio Serafim de Queiroz, na Zona Norte, ou pelo telefone 3426-7530, ramal 210.

Para doar é necessário apresentar documento com foto, emitido por órgão oficial e válido em todo território nacional.

 

A unidade funciona por meio de uma parceria entre a Prefeitura de Votuporanga, Hemonúcleo de Ribeirão Preto e Santa Casa de Votuporanga, com capacidade para coletar até 40 bolsas diárias, e 60 bolsas no funcionamento aos sábados.

 

O negativo

A unidade de Votuporanga solicita doações de sangue tipo O negativo, o mais procurado; pois apenas 9% da população possui esse tipo sanguíneo. Além disso, o O negativo é o doador universal, podendo doar sangue para todas as pessoas. Atualmente, o serviço local não possui estoque desse tipo. Dados do Ministério da Saúde apontam que pelo menos um em cada dez pacientes internados necessitam de sangue e até quatro vidas podem ser salvas com uma doação.

 

Quem pode ser doador

Pessoas entre 18 e 69 anos podem doar sangue. Além disso, é necessário pesar acima de 50 quilos e estar bem de saúde. Mulheres podem fazer até 3 doações ao ano e os homens 4.

Caso esteja tomando algum tipo de medicação, levar o nome do medicamento e apresentá-lo na unidade.

 

Não pode doar

Não é recomendada a doação para o candidato que teve diagnóstico de hepatite após os 11 anos de idade, portadores de hanseníase, malária, doença de chagas, HIV, diabetes ou câncer. Quem fez ou faz uso de drogas ilícitas ou mantém relações sexuais de risco não deve doar.

Sobre Gazeta Votuporanga

Além disso, verifique

Projeto de Meidão quer proibir inaugurações de obras incompletas pelo Poder Público

Mehde Meidão Slaiman Kanso, presidente do Legislativo Municipal, é autor do projeto de lei número …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dois × 2 =