São Paulo – O projeto foi protocolado na Assembleia Legislativa de São Paulo, e agora será analisado pelas comissões internas daquela casa de leis paulista. A proposta foi apresentada há 15 dias, pelo vereador votuporanguense Meidão, e prevê a isenção do pagamento das tarifas de pedágios nas rodovias do Estado de São Paulo, às pessoas acima de 65 anos de idade.
Conforme a proposta de Meidão, é assegurada, para os idosos maiores de 65 anos, devidamente identificados e credenciados, a isenção de pagamento de pedágio pela utilização de rodovias estaduais.
Para o autor da proposta, a importância dos idosos na economia é cada vez mais crescente e significativa. “Mesmo com sua enorme contribuição, ao longo de décadas, para o desenvolvimento do Estado, essa parcela da população ainda é mal contemplada em termos de política pública”, justificou o vereador.
A matéria diz ainda que o objetivo do Projeto de Lei é isentar o idoso do pagamento do pedágio em todo o território estadual para proporcionar a eles o verdadeiro direito de ir e vir.
“Em nosso entendimento, é indispensável promover as ações que proporcionem melhor qualidade de vida ao idoso”, destacou.
O vereador argumenta que uma das formas, sem dúvida, é facilitar o deslocamento e as viagens em geral. “Muitas vezes, o idoso precisa ir com regularidade de uma cidade para outra por questões de saúde, mas também ele precisa – e merece – viajar, passear e ter momentos de lazer ao longo desta etapa jubilar de suas vidas”, apontou.
Meidão defende ainda que é evidente que haverá um retorno para a economia, mesmo com essa isenção do pedágio, pois aumentando a frequência de viagens, haverá aumento do volume circulante de recursos, com o consequente incremento de todos os demais segmentos da economia estadual.
“Contudo, o mais importante é o ganho social, porque esse tipo de iniciativa pode melhorar muito a qualidade de vida do idoso”,
Meidão finalizou dizendo que espera que a Assembleia Legislativa aprove a sua iniciativa. “Por essa razão esperamos que os deputados possam aprovar essa proposta, uma vez que a mesma trará grandes benefícios para a mobilidade de nossos idosos”, destacou.
Carlão
Por sua vez, o deputado Carlão elogiou a proposta e agora vai lutar por sua aprovação junto aos seus pares na Assembleia Legislativa, caso aprovado, a matéria será encaminhada para sanção do governador do Estado, Geraldo Alckmin. “É uma proposta viável que trará grandes benefícios às pessoas acima de 65 anos de idade”, destacou.