Powered by free wordpress themes

Powered by share market tutorial

quinta-feira , 19 março 2020
Home / Votuporanga / Encerramento de ‘Piquenique Cultural’ do NIAC tem palestra de Rildo Rodrigues Goulart

Powered by free wordpress themes

Encerramento de ‘Piquenique Cultural’ do NIAC tem palestra de Rildo Rodrigues Goulart

Votuporanga – Para o encerramento do “PIQUENIQUE CULTURAL DO NIAC”, que acontecerá no domingo (26), no Parque da Cultura, a partir das 15h, o mestre em História da Arte pela Universidade de São Paulo (USP), Rildo Rodrigues Goulart, ministrará uma palestra sobre a História da Arte, abordando o tema, “A ARTE GÓTICA, DA EUROPA AO BRASIL, das 19h às 21h, na sala de cinema cultural do CIT (Centro de Informações Culturais e Turísticas) no Parque da Cultura.
Tema: “A Arte Gótica, da Europa ao Brasil” com Rildo Rodrigues Goulart
A origem da Arte Gótica, ou estilo gótico se deu durante a Idade Média no contexto do Renascimento do Século XII e prolonga-se até ao advento do Renascimento italiano, quando a inspiração clássica quebra a linguagem artística até então difundida. Os primeiros passos são dados a meados do século XII em França no campo da arquitetura (mais especificamente na construção de catedrais) se estendendo aos países de língua anglo saxônica, as maiores referencias na Europa estão na França com a Catedral de Notre Dame de Paris, Inglaterra as Catedrais de Lincoln, Abadia de Westminster e de Wells, na Itália Catedral de Milão (gótico tardio) e na Alemanha, a Catedral de Colônia que é a maior catedral gótica do mundo. Na arquitetura o Gótico vai possibilitar uma ampliação na altura das construções através de uma série de inovações técnicas, em particular o uso sistemático do arco quebrado (ogival), do contraforte e do arcobotante, que aliviaram o peso das paredes e coberturas e permitiram ao mesmo tempo ampliar as aberturas e dar maior leveza visual aos interiores.
No Brasil, a manifestação marcante ligada a esse estilo fez-se presente no século XIX, com construções baseadas numa vertente “neo-gótica” que associava o cerne do gótico medieval com outros estilos que predominavam na época. Sua popularização se deu mais especificamente no Brasil no final do Segundo Reinado, já na década de 1880, e além de ser empregado em construções de cunho religioso, suas principais contribuições, era utilizado também em edifícios seculares e militares. Dentre as principais representações desse estilo, estão a Catedral de Petrópolis, no Rio de Janeiro, a Catedral de Boa Viagem, em Belo Horizonte, a Ilha Fiscal, também no Rio, a Catedral da Sé, localizada em São Paulo, e a Catedral Metropolitana de Fortaleza e na cidade de Canela, Rio Grande do Sul A Catedral de Pedra de Canela que é uma construção grandiosa e imponente em estilo gótico.

Breve Currículo Profissional
Possui Graduação em História pela Faculdade de Educação Ciências e Artes Dom Bosco de Monte Aprazível (2002) e Mestrado em Artes Cênicas pela Universidade de São Paulo ECA-USP em 2009, com linha de pesquisa em História da Arte e Teatro. Atualmente é professor titular do Centro Universitário de Rio Preto – UNIRP, no Curso de Moda, mas já lecionou nos cursos de Comunicação Social, Estética e Cosmética, Educação Artística, Arquitetura e Urbanismo e nas Pós-Graduações em Arquitetura e Urbanismo e Comunicação Social. Possui cursos de Especialização pela Escola de Comunicação e Artes ECA-USP em Maquiagem Artística e Caracterização Cênica, Cenografia, Iluminação e a Dramaturgia da Luz, Criação do figurino para o Teatro e seus Acessórios, História do Teatro e História da Indumentária Teatral. Possui vasta experiência prática com mais de vinte anos (20) nas áreas teatrais como Diretor Teatral, Arte Educador, Dramaturgo, Preparador de Atores, Preparador Vocal, Preparador Corporal, Jogos Teatrais, Maquiador, Figurinista, Cenógrafo, Iluminador, Criador de Trilha Sonora e Aderecista

Sobre Gazeta Votuporanga

Além disso, verifique

Evento internacional do setor crematório será nos dias 4 e 5 de março, em Votuporanga

Com entrada gratuita, o 1º “Summit Brucker” reunirá diversos palestrantes para discutir o futuro do …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dez − um =